COLESTEROL E TRIGLICÉRIDES DEVEM SER CORRIGIDOS

MAMÃE OBESA

31 de maio de 2011

ENDOCRINOLOGIA - NEUROENDOCRINOLOGIA: ACNE, CRAVOS E ESPINHAS, A ACNE É UMA DOENÇA DE PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA CUJAS MANIFESTAÇÕES DEPENDEM DA PRESENÇA DOS HORMÔNIOS SEXUAIS.

OS HORMÔNIOS  SEXUAIS, PRINCIPALMENTE A TESTOSTERONA, ESTIMULAM UMA BACTÉRIA QUE VIVE NA GLÂNDULA SEBÁCEA (CORINUM BACTERIE ACNE),  PROPIONIBACTERIUM ACNES, ESTIMULANDO A OLEOSIDADE E IRRITANDO COM SEUS DETRITOS O FOLÍCULO PILOSO. SUA PASSAGEM QUANDO INFECTADA SECUNDARIAMENTE POR OUTRAS BACTÉRIAS OPORTUNISTAS DEIXAM CICATRIZES DESAGRADÁVEIS EM QUALQUER IDADE.

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, entretanto é relativamente frequente o aparecimento  de acne inclusive em recém nascidos embora realmente é mais frequente o aparecimento na época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. 

Mas a acne não ocorre somente em recém nascidos, jovens, adolescentes; é bem frequente o aparecimento em adultos e pessoas maduras mesmo que na menopausa e nesses casos é mais frequentes em mulheres. As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilossebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microrganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido. A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.
Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação). O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios: Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).
Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).
Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).
Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante. A acne, conforme o tipo das lesões, pode causar cicatrizes em alguns casos, e é esta a sua unica consequência visível a longo prazo. Suas conseqüências mais preocupantes são, na verdade as psicológicas. Ocorre, conforme o grau, grande redução da auto-estima, vergonha de sair de casa e depressão. O pior é que a acne geralmente aparece na adolescência com mais frequência, quando as pessoas tendem a ser mais inseguras socialmente. Alvos, em alguns casos, de discriminação, bullying, as pessoas acometidas pela doença em elevado grau buscam, em vários casos, o isolamento social. 
A acne atinge a vida social do indivíduo profundamente, pois é justamente na fase da adolescência em que se desenvolvem as relações sociais e o amadurecimento emocional e psicológico. Por esses motivos, é aconselhável, além do tratamento físico, o acompanhamento psicológico do paciente, para que saiba lidar com a doença e não se afaste do meio social. Entretanto não necessita entrar em panico, desde que corrijam os problemas que a desencadeiam, a tendência é melhorar sensivelmente, inclusive a estética.

Dr. João Santos Caio Jr
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.A acne é uma doença com componentes genéticos e hormonais...
http://drcaiojr.site.med.br/index.asp?PageName=Acne

2. Existe variação quanto ao tipo de acne ou grau do recem nascido até ao adulto...
http://drcaiojr.site.med.br/index.asp?PageName=Acne

3. As alterações de hormônios na Menopausa e Climatério pode levar ao aparecimento da acne...
http://climateriocontrolado.blogspot.com/ 
http://reposicaohormonal2.blogspot.com/

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS E REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
1.Academia Americana de Dermatologia. Milhões de mulheres
Diante acne adulta. Comunicado de imprensa emitido 30 de julho de 2004.
2.Draelos, ZD. Os tratamentos da acne em mulheres adultas.
Apresentado durante um fórum (FRM 511) no Verão
Academia Meeting da Academia Americana de
Dermatologia, agosto de 2007; Nova York.







Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Google Maps: